sexta-feira, 12 de julho de 2013

Oxford, a cidade universitária

A University of Oxford foi fundada em 998. Isso mesmo, caras! Eu não tô falando de 1998. Tô falando de 998. E hoje ela é giganteeeesca, espalhada em não sei quantos campi pela cidade. Mas não pára por aí. A universidade ainda gere parques, acomodações de estudantes, bibliotecas, capelas, laboratórios e até museus. Até museus.
Entre os estudantes mais conhecidos estão J.R.R. Tolkien (o fundador da Terra Média), C.S. Lewis (de Narnia), Lewis Carol (do País das Maravilhas)... o que me faz pensar que a água dos dormitórios tinha dorgas alucinógenas. Margareth Tatcher, Bill Clinton, Toni Blair, Hugh Grant... e mais um monte de gente mais séria.



Deste jeito até parece que fui visitar a universidade. Mas não, fui visitar a cidade. É que uma se confunde com a outra. Uma engoliu a outra. 
Não tive assim muito tempo pra explorar, porque a viagem foi rapidinha: meia manhã, meia tarde. Mas já foi o suficiente pra concluir uma coisa: Oxford é mais legal por fora do que por dentro. A arquitetura dos edifícios é tão clássica, tão obra de arte que não dá vontade de sair das ruas. A gente chega a procurar o DeLorean, porque parece que voltou no tempo. 




Pra não dizer que este post tá inútil, que agrega nada, digo que visitei três museus dispensáveis: o de história da ciência, o de arte moderna (que tá mais pra galeria) e o Ashmoleum (tipo um mini Britsh). Já o Oxford Museum, que fica na Town Hall, é mara! Mas eu sou suspeita, né? Adoro um museu de cidade

2 comentários:

  1. Oi Thais,
    As duas primeiras fotos lembraram a Universidade de Coimbra, q tb é bem legal. Mas ao contrário de Oxford, Coimbra é mais legal dentro do que fora!
    Bjs.

    ResponderExcluir