domingo, 7 de julho de 2013

É o amô-ô-ôrrr!

Esse post não é sobre mim. Podia ser, mas não é.
É sobre o amor que a Rainha Victoria sentia pelo Príncipe Albert, seu maridinho. Depois que ele morreu, ela entrou em estado de "luto for life". E não foi só no quesito pretinho-básico. Ela deixou de aparecer em público, mudou-se pro interiorrrr, isolou-se geral (dentro do que é possível pruma monarquia constitucional, né?). Em homenagem ao benhê, mandou construir o Albert Memorial, um monumento de 50 metros de altura no meio de Kensington Gardens. É de impressionar, caras... você tá passeando no parque, pensando na taxa de câmbio, na crise europeia, na morte da bezerra... e dá de cara com issaí.



Minhas fotos não capitaram o tamanho da coisa, sabe? É mesmo impressionante. Além da estátua do príncipe ali no meio (de bronze, folheada a ouro... tanta criança com fome na África, aff), em cada um dos cantos tem conjuntos de estátuas remontando os quatro continentes (Europa, América, Ásia e África). Na real, aquilo é cheio de detalhezinhos, tudo traduzindo os interesses em vida do falecido.  

A historinha desse casal é muito bonitinha, sabe? Porque ao contrário do que contou a Branca de Neve, a realeza não costumava casar por amor. Era tudo armado conforme interesses políticos. Vez em quando, dava certo, vez em quando, não. O casório do Albert com a Vitória não deixou de ser meio armado. Afinal, ele foi incluído na lista de possíveis pretendentes por um tio alemão, ou seja, havia a intenção de fazer ligação entre os países. Só que, ultrapassou a barreira da politicagem, né? Os dois, que eram primos diretos, se encantaram mutuamente, flertaram via cartinha, mudaram status no facebook... até que ELA eventualmente fez a proposta de casamento (que a decisão tem que partir da rainha, sabe?). E foi isso, viveram felizes para sempre, tiveram uma multidão de filhos... até que ele morreu com 42 aninhos. Ela ainda viveu até os 81. Se a história te interessar, tá tudo registrado lá no filme The Young Victoria.

Royal Albert Hall, casa de espetáculos bem na frente do Albert Memorial.

6 comentários:

  1. Por amor, tudo pode. Achei lindo o seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Raquel. Eu não conhecia seu blog, mas já fui lá conhecer. Adorei o super carretel.

      Excluir
  2. Fico aqui imaginando o tanto de tempo q demorou para concluir todo o monumento. Deve ter terminado próximo da morte da Rainha Victoria, tadinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, menina, li na wikipédia que demorou praí uns 20 anos, se estou bem lembrada.

      Excluir
  3. Gostei da casa de shows em frente ao memorial. Assim o Betão pode dar uma agitada na morte. Dele e da bezerra.

    :)

    ResponderExcluir