sábado, 27 de julho de 2013

Caminhadinha no Hyde Park

Os parques estão para Londres, assim como as prais estão para... boa parte do resto do mundo. Só que de uma forma desesperada! Porque, né? O inverno é grande, o verão é pequeninho. E todos ama fotossíntese! De modo que parque com sol lota mais que show da Madonna em dia de parada gay... em Curitiba.

Infelizmente, eu não aproveitei muito esse aspecto da cidade. Visitei alguns, mas posso falar apenas de um detalhadamente: o Hyde Park, que tem 2,5 kms quadrados, e é cortado ao meio pelo lago Serpentine. Topa um walking tour?


Comecemos pela Marble Arch, esse monumento de 1825, que costumava servir de entrada cerimonial ao Buckingham Palace. Ele foi transportado pra Edgware Road depois de uma reforminha no palácio, bem ao estilo mobília de casa de praia, sabe? Mas é icônico, viu? Tão icônico que merece ser nosso ponto de partida (e se isso não for convincente enough, acrescento que fica do lado de uma Primark).


Wellington Arch na frente da mansão

Andemos ao longo do parque até encontrar a Apsley House, casa (nowadays museu) do Duque de Wellington. O Duque de Wellington está para a Inglaterra, assim como o Batman está para Gotham City, o Harry Potter está para Hogwarts, o Bastian para Fantasia. Afinal, ele derrotou Napoleão, o baixinho que queria dominar o mundo.

Agora adentremos definitivamente o parque, e caminhemos até encontrar o lago, que é a grande atração do verão, com seus cisnes, patinhos, pedalinhos.




O memorial da Princesa Diana fica quase na beira do lago, e, ao contrário do que a minha imaginação concebia, ele não é a estátua da Dy vestida de Princesa Disney com bebê etíope no colo e background track do Elton John. "Like a candle in the wind...". É... como explicar? Um curso d'água artificial em forma de ovo. Uma piscininha com design exótico. Praticamente a prova concreta de que a rainha e ela não se batiam. Que, convenhamos, Dy merecia no mínimo um chafariz daqueles com anjinho fazendo pipi. Um duende de jardim, que fosse.


Enfim, continuemos pela estrada afora, seguindo o laguinho, nessa área que confunde Hyde Park com Kesington Gardens, até encontrar a estátua do Peter Pan. O parque é cenário original da história do Peter Pan, se você não sabe. Uma das primeiras obras referente ao menino perdido (quem nunca?) se chamava "Peter Pan in Kesington Gardens". Que "Terra do Nunca" é para os fracos.


No final do lago, tem um jardim italiano coisa-linda. Mas o melhor está por vir: o Kensington Palace, a leste (?) do parque. Eu, provavelmente, devia fazer um post só para este palácio. É, eu deveria, e é isso que vou fazer... acabei de decidir. Aguardeam!


Continuando, comendo pelas beiradas do parque, acabamos por encontrar o Albert Memorial, que já ganhou post próprio de tão impressionante.

Pode fazer um ufa! Acabou o passeio. Mas eu já avisei que vai gerar sublink. Aguardeam!


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário