sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ópera no Theatro Municipal

Quando você pensa em ópera, qual a primeira coisa que lhe vêm a cabeça? Julia Roberts em dia da transformação da Xuxa ao lado do Richard Gere? Luciano Pavarotti? Todas as anteriores? É exatamente nisso que eu penso. Em resumo a imagem de ópera da minha cabeça sempre foi: Um espetáculo de dramalhão clássico, cantado e representado por uma minoria rechonchuda e altamente talentosa, destinado à diversão da nobreza.

Well, eu não sou da nobreza, e eu fui à ópera. Aqui no Theatro Municipal de São Paulo. E vos digo, não custa nem um terço de um ingresso prum show da Beonça em tour pelo Brasil. E ninguém mais veste longo de Óscar pra ir à Ópera. Julia Roberts estaria completamente fora de contexto. 


Mas a minha surpresa maior nem foi essa. A grande surpresa foi: A ópera - Falstaff do Giuseppe Verdi - é uma COMÉDIA! E existe? Pois, existe! A gente custa a perceber porque tudo é cantado em italiano em tom de dramalhão, sendo piada ou não, mas é comédia. Dá pra dar risada. E TU-DO-TU-DO é cantado. "Pega ali meu chinelo" é cantado. "Essa coxinha é de ontem" é cantado. "Trim trim" do telefone é cantado. 

Apesar da estranheza inicial, eu curti muito. Principalmente o último ato. Nunca vi tanta gente em cena. A peça é uma adaptação operística de uma obra de Shakespeare, e portanto se passa na Inglaterra, em Windsor. Nessa montagem moderninha tem até punk!


Imagine, uma ópera cheia de punks... tem nada a ver com a imagem que eu tinha na minha cabeça. Nada a ver. Lá se foi a imagem Julia Roberts. 

Um comentário:

  1. Q legal q deve ser a montagem desta ópera. Gosto de algumas, mas a minha preferida é A Flauta Mágica do Mozart. É alegrinha e qd termina a gente fica com vontade de ver mais!
    Nunca entrei no Teatro Mun. de S.Paulo. Só vi na tv e parece ser um prédio muito bonito.
    Bjs.

    ResponderExcluir