terça-feira, 29 de abril de 2014

Ocupação Zuzu Angel

Estilista famosa de renome internacional.
Mãe sofredora de militante político desaparecido.
Uma coisa não orna com a outra, não é mesmo? Não combina. Mas no caos falsamente organizado da ditadura militar, as duas personalidades coexistiram.


Quem assistiu ao filme com a Patrícia Pilar (nem curti) sabe que eu estou falando da Zuzu Angel (apesar da parte da estilista ter ficado bastante ofuscada). Pois bem, a ilustre senhora ganhou Ocupação no Itaú Cultural (ocupou 4 andares e o mês inteiro com eventos relacionados) que vai até 11 de maio aqui em São Paulo. Se cabe a minha opinião, vale a pena visitar.

Alerta de spoiller! Vou contar tudinho!
No térreo, dentro de um nicho escondido atrás de nuvens de acrílico vermelho e transparente, acontece a contextualização aonde podemos acompanhar, através de uma linha do tempo, a situação na vida de Zuzu, em paralelo com a situação política do país e ao hit musical do momento. Que é pra tudo fazer sentido.



No primeiro andar está a exposição da ESTILISTA com modelitos originais envitrinados. Moda atemporal, eu diria. Ou vai ver, me encantei por ser vintage. Não sei, só sei que eu usaria de um tudo. Maxi dresses com estampas floridinhas, de bichinhos, tudo muito colorido, ou rendado, ou bordado a mão. Um capricho e com estilo. Não é a toa que ela vestia estrelas de Hollywood, tipo Joan Crawford. Ali também está a simulação de um ateliê, e o público pode interagir deixando uma mensagem no mural de uma das paredes de mentirinha.

No subsolo está a exposição da MÃE SOFREDORA que escreveu carta pra "Deus e o Mundo" denunciando a tortura e assassinato do filho e pedindo ajuda pra, de alguma forma, localizar seu corpo. É carta pra senador americano, pra presidente, pra jornalista, pra jornaleiro. Pra geral mesmo. Pra torcida do Flamengo. Uma situação desesperadora. Nessa ala encontramos algumas peças da coleção que ela lançou com essa temática, além de vestidos de luto que ela própria usava em protesto. Para o público está aberta a possibilidade de escrever cartas saudosas para quem nunca apareceu. Eu não escrevi, porque achei muito triste. Não é um dom que eu tenho, esse da melancolia.


E pros finalmentes, no sub-subsolo (que deve ter um nome técnico diferente deste) está um mural de parede a parede com uma das últimas estampas criadas por Zuzu não finalizada (supostamente ela foi assassinada em um acidente de carro forjado). A proposta aqui é, cada um dar seu toque: um desenhinho, uma pintura dentro da linha, um poeminha batatinha quando nasce... cada um contribui com o que pode.

Eu tô contribuindo com esse post, vale?
Pra uma biografia completinha da Zuzu, sugiro este texto aqui, ó: "Estilista mineira Zuzu Angel enfrentou os militares em busca do filho."

Um comentário:

  1. Acho que a 1ª vez que escutei falar da Zuzu foi através da filha dela, a jornalista Hildegard Angel. A Zuzu merece todas as homenagens do mundo!
    Cheguei a ver há 10 anos, um vestido dela e de alguns outros estilistas brasileiros em meio a vários outros internacionais, numa mostra fantástica - Fashion Passion - lá na OCA sobre os 100 anos de moda. Um vestido lindo, rendado, angelical.
    Bjs.

    ResponderExcluir