terça-feira, 9 de abril de 2013

British Museum


British Museum quer dizer Museu Britânico. Mas onde? Cadê? Se lá dentro tá lotado de coisas "retiradas" do Egito e da Grécia?
A Grécia inclusive trabalha "questões diplomáticas" desde 1980 (lembra, o melhor ano deste mundo) pra reaver peças do Partenon. As peças do Egito, entre elas, uma porção de múmias mal assombradas, foram "re-alocadas" da França, depois da  I Guerra Mundial. Ladrão que rouba ladrão... Ah, desculpa, neste caso não é roubo, é conquista. ¬¬
Tem quem discuta que OK! Se elas permanecessem nos seus países de origem não seriam bem cuidadinhas, estariam cobertas de musgo verde nojinho. Então a Inglaterra (ou a França, ou whatevá) estão fazendo um favor à história da humanidade. Ah, intaum tá intaum.


Da tia wikipédia: O Museu Britânico abriga mais de sete milhões de objetos de todos os continentes, ilustrando e documentando a história da cultura humana de seus primórdios até o presente. Aberto em 15 de janeiro de 1759, após a aprovação do rei Jorge II em 1753, foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo.

Sabe quem está lá? A Pedra de Roseta. Que eu estudei bastantão nas aulinhas de História. É a primeira descoberta de texto bilíngue registrado, e foi a partir dela que os hieróglifos egípcios (e escritas antigas) puderam ser decodificados. O que me faz pensar... kdiquê eu estudei isso mesmo?  






2 comentários:

  1. Nesse negócio de apropriação indevida, acho q Roma bate o recorde. Todos os obeliscos q tem lá, tuuudo afanado do Egito. E naonde 1980 é o melhor ano deste mundo? Minha fía, 2011 é o melhor ano de todas as minhas galáxias, quer dizer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu namorado concordou com vc, sobre Roma, sabe? Sim, sim, 2011 é o melhor ano do Miguelito, e dos papais dele, de certeza. Então pronto, tá na lista dos melhores anos deste mundo também... heheh. Bjinho!

      Excluir