sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Já ouviu falar em São Ludgero? Não? Normal...

São Ludgero é um santo alemão. É também uma cidade de Santa Catarina, da qual, ingual o santo, ninguém nunca ouviu falar. Antes de existir o Google Maps, não dava nem pra encontrar no Atlas. Área total de 120 km2. Muito mini. E eu morei nela.



Foi mais ou menos em 2003. Meu bolso tava tão furado, que eu mal conseguia pagar o mínimo da prestação da C&A (I know that you know the feeling ). Engoli o orgulho (azediiim), e decidi que era boa idéia voltar pra casa de mamãe-papai. Que, por sua vez, estavam de mudança pra São Ludgero.

A mini-cidade é toda de colonização alemã, niqui o povo é alto, loiro e de bochecha rosada. Todo mundo se conhece. TODO MUNDO. Por nome e sobrenome. São 10.000 habitantes que se conhecem ao vivo. Pessoalmente não me agrada a sensação.
Dá pra conhecer São Ludgero toda em, sei lá, 20 minutos. E é simpática, bonitinha, toda limpinha, aconchegante. Tem igreja, cemitério, acadimia, escola de inglês (hermana era teacher), quitanda, farmácia... e na-da-pra-fa-zer. A não ser que você curta um bailão de vanerão no salão paroquial.
Olha, eu curtia (nem ligo que vc tá dando risada), principalmente na festa do Padroeiro da cidade, que era MEGA evento de 3 dias no mês de maio. Bingo, leilão de gado (papai pirava), parque de diversões, jantar tradicional com salsichão, gemüse*, muito chopp, e craro, o bailão em si.



Super ponto positivo: São Ludgero está em lugar estratégico. Tem de um lado a serra gaúcha pra fazer turismo no inverno geladão, e do outro as praias catarinenses que o povo adoura no verão. Laguna é a mais próxima. Tudo isso há menos de duas horinhas de carro, tá?


E tem também o sítio do papai que é lugar iluminadim-di-Deus!

* Gemüse que o povo de São Ludgero chama de guimis é um purê de batata com repolho, couve e um baconzinho. Táqui a receita.

5 comentários:

  1. Oie, prazer! Logo q mudei do RS pra SC (mais especificamente pra Criciuma), fui numa festa no interior do interior de S. Ludgero: com direito a rosca de polvilho, melado, salada de repolho etc etc. Ateh que foi divertido rsrs. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Lara, tinha me esquecido da rosca de polvilho com melado... eu amava!

      Excluir
  2. Bom, como nascida e desgarrada da pequena São Ludgero, preciso fazer uma ressalva Thais, São Ludgero é um santo sim, mas italiano, trazido pelos colonizadores alemães (fiz pesquisa para trabalhos de conclusão de curso na Facul.) Você deixou de falar que fez amigos também, ué. Realmente é mini, mas aconchegante e carinhosa. Bom, não dá para ficar um mês, mas uma semana rola bem, risos.

    ResponderExcluir
  3. Lilia, desculpa, dona Wikipedia me enganou. Você sabe que eu curtia morar em São Ludgero. Mas falando dos amigos, vamos tirar esse S do final, porque só rolou mesmo uma amiga: VOCÊ!

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia saber que fui amiga mesmo. Saudades de você viajante. Beijo!

    ResponderExcluir