domingo, 3 de novembro de 2013

Stanley Kubrick no MIS

Stanley Kubrick pra mim é trauma!


E nem é por causa do machadão do Jack Nicholson. Ou das gêmeas do corredor. Minha perturbação é com Laranja Mecânica.

Cena-trauma (nem vou avisar de spoiler, porque, né? O filme é mais velho que eu): Casal feliz, classe alta, felizinho em casa, de boa na lagoa... quando o delinquente principal e sua gang resolve que vai ser divertido invadir e barbarizar. Eles estupram a moça enquanto espancam o senhor!!! Trauma! Eu devia ter uns 13 anos quando assisti. Sabia que existia maldade no mundo. Já tinha visto muito Jornal Nacional, Gil Gomes (quem nunca?)... mas foi aquela cena nua e crua, do ponto do vista do agressor, que me fez realizar a fragilidade humana.

Ain, até deprimiu o blog.

Daí, ouvi falar da exposição Stanley Kubrick, que está rolando no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), e pensei "Será que serve pra tirar "o ruim" ?".

Olha, a mostra é bem legal! Pros fãs deve ser o nirvana. Trata-se de objetos genuínos usados nos sets, e anotações/correspondências originais do diretor. Cada filme tem seu espaço. Cada espaço é muito bem ambientado. Por exemplo (agora sim, pode reclamar de spoiler): Na parte do "The Shining", o cenário são os corredores do hotel; No "Eyes wide shut", a gente passa por um baile de máscaras; No "2001: uma odisséria no zzzzzzzzzz", o cenário é igual o da última cena bizarríssima do filme. Tem até bebê cabeçudo na bolha.
Mas o que mais marca é a sonorização. Porque o que mais marca nos filmes do Kubrick, é a sonorização. Experimenta extrair o soundtrack do "The Shining", e colocar nos Teletubies. Vai tirar seu sono igual! Intaum que cada vez que a gente entra em uma câmara, é transportado pro universo de um dos filmes. É inevitável! Mesmo pra quem não é fã.


A mostra acontece até 12 de janeiro, de terça a domingo no MIS. Há que se fantasiar de hipster pra participar! De terça a entrada é grátis. Entre os organizadores está a University of the Arts London, aonde eu fiz meu English Plus! Fotos e vídeo a seguir, retirados deste blog aqui.

4 comentários:

  1. Oi Thais,
    Me-do!
    Temos aqui o Laranja Mecânica, mas oh, tô afim de assistir não.
    Gosto de 2001, do Eyes Wide Shut e da direção dele no épico (quem diria!?!?) Spartacus. Acho q esta exposição deve mesmo ser ótima.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti Spartacus depois de ir na exposição, e ó, gostei. Já 2001... dormi, hein?

      Excluir