domingo, 10 de novembro de 2013

Museu da Casa Brasileira

Você sabia que São Paulo tem um monte de museus? Nem eu!


Por exemplo, neste findi fui no Museu da Casa Brasileira.
Trata-se de uma mansão antigona no meio da Faria Lima. Quer dizer, marromenos antigona, porque, convenhamos, o Brasil é teen. O solar tem tipão de imperial, mas foi encomendado na década de 40 pelo então prefeito da cidade, Fabio da Silva Prado (e esposa). Pra agregar valor! Num sei se esse Fábio quatrocentão foi um bão político (existe?). Só sei que foi ele quem institui o Departamento de Cultura no Estado de São Paulo, colocando Mário de Andrade e demais modernistas à frente. Ousado, hein? Por conta dessa veia artística, e na falta de herdeiros, após sua morte, o casarão foi doado á Sociedade Padre Anchieta, que posteriormente concedeu uso ao atual MCB.  
Tá legal?

O espaço é gostosinho. Achei pequenas as exposições permanentes. Uma sobre concepção e evolução da casa enquanto ainda era de família. E outra, uma mini (bem mini) evolução de móveis com design brasileiro. Curti o mega banheirão original (vide foto). Neste momento está rolando também parte da "X Bienal de Arquitetura", além de espetáculos variados, assunto do próximo post. Aguardeãm.


Ó, no último post fui perguntada sobre minha atual localização permanente, e a resposta correta é (tchan-tchan-nan-nan): entre países. Futuras definições futuramente serão esclarecidas num futuro pouco distante. Aguardeãm.

3 comentários:

  1. to aguardandoãm - hermana

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais,
    Adoro museu com mobiliário que retrata uma época. Este nós visitamos, mas eu amei mesmo a casa da Fundação Maria Luiza e Oscar Americano. Morava lá fácil. Chegar lá é que é complicado. O motorista não sabia onde era e a numeração de lá não ajuda muito: quase fomos parar em frente ao Palácio dos Bandeirantes!
    Bjs.

    ResponderExcluir