sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mais uma de Argentino: San Luís

Meu pai também é cigano feito eu (ou vice-versa), e do tipo católico. Só mora em cidade com nome de santo: São Paulo, Curitiba (fail), São Ludgero, San Luís, San José. Destas todas só não falei de San Luís pra vcs. Mas, não seja por isso. Falo já-agora.


San Luís fica no centro-oeste da Argentina, vizinha da cordilheira dos Andes. Neva no inverno, faz um calor absurdo no verão, mas a paisagem é sempre a mesma: os picos branquinhos. Cena de postal cafona de Natal. Mesmo lindo! Eu nunca vi neve, daonde conclui-se que nunca estive lá na época de frio, mas passei algumas temporadas derretendo na quentura.

 

Na primeira, papai não tinha casa porque ainda estava avaliando as possibilidades, e ficamos hospedados no hotel dos venados (dois bambis). Hotelzinho muito legal, com piscina e bañero... ai, ai... bañero. Me lembro que a cidade fechava toda pra fazer a siesta. Anoitecia muito tarde e os restaurantes abriam a partir das 22h da noite. O povoado tinha um único shopping, afastado de tudo. Meu pai perdia o salário todo de um mês no cassino.

Cassino, vc entra com os dois rins...
Hotel Dos Venados

Da última vez que fui, de 2008 pra 2009, a cidade já tinha crescido bastante, estava uma mocinha. Mas não perdeu o charme de vilinha interiorana.
Um passeio que o povo gosta de fazer por lá, é acampar ou piquenicar em Potrero de los Funes, uma área de campo com rios e cachoeiras (lê-se mosquitos).
O povo nota 10, nem parece argentino.

Estação Ferrocarril

*bañero em argentino é salva-vidas. Tava achando que eu passei a viagem toda desarranjada, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário