sexta-feira, 27 de abril de 2012

Welwitschia!

Saúde! Brigada!




Se prepara, que eu vou “falar” difícil: Difícil Welwitschia é um género monotípico de plantas verdes gimnospérmicas cuja única espécie é a Welwitschia mirabilis, que só existe no deserto do Namibe.

Entendeu? Agora vou falar português: A plantinha mais conhecida de Angola, a Welwitschia Mirabilis (saúde!) parece um monstrinho rastejante. Começa que é verde cor de monstro. Depois tem umas folhas, que parecem tentáculos saindo do chão. Eles, os tentáculos, crescem pra sempre. Pra sempre até ela morrer, o que pode durar umas centenas de anos. Cada folha pode ter 2 metros. Imagina isso, a planta é muuuito maior do que eu. Eu tenho medo de tudo que respira e é muuuito maior do que eu.

Eu não sou a única que a acha a “Welwis”, monstra. Charles Darwin chamava ela de “ornitorrinco vegetal”. Ornitorrinco também é da família dos monstrinhos, né? Híbrido de lontra com pato. E os botânicos apelidaram ela de “árvore anã”. Tá bom, anão não é monstro.

A “Welwis” tem cara de mau, mas é mansinha. Não ataca. E por isso está em extinção. E olha, que ela nem precisa de muito pra viver, só de luz e orvalho. Ironicamente, a água tônica mais famosa de marca angolana se chama Welwitschia (saúde!).


A Welwis rosnando pra tia.


3 comentários:

  1. Tô aqui olhando pra Welwis (na pausa de um dos cochilos do Miguel!) e lembrei dos mostros das séries antigas de TV, tipo "Perdidos no Espaço" na 1ª temporada, feitos de tecido e papelão e q me davam o maior medo.
    Adorei conhecer o bicharoco-planta!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oie! Sumi não, só a correria do dia a dia que não permite muita navegação. Adorei a história da planta que tem cara e jeito de monstro. Mas fiquei pensando que poderia rebatizá-la. Que tal samambaia monstra das folhas leguminosas? Risos. Louca, para variar. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. n'tumbo, um dos nomes tradicionais da planta.

    Kandandu!

    ResponderExcluir