quinta-feira, 19 de abril de 2012

Malária


Chato esse negócio de mosquito poder transmitir doença. Porque, convenhamos, que país tropical não é cheio de mosquito? Tô falando isso porque peguei. Peguei malária. Quer dizer, ela me pegou. Porque se fosse eu a pegar, soltava.

Mas, calma, não é nada muito grave! Tô aqui bem vivinha, respirando, mascando chiclete. Poderia ser grave, se eu não tivesse descoberto logo. Mas como aqui em Angola, Malária é feito i-phone no Brasil bumbum, cada um tem o seu, é bater um resfriadinho mais longo, pra gente correr, e fazer o teste.

O que poderia acontecer se eu não tratasse rápido? O resfriadinho podia evoluir prumas crises bem loucas de febre altíssima, que podiam parar rim, fígado, pulmão, provocar convulsões e até coma. Meda, né? Aqui em Angola, e em boa parte do resto da África, a Malária de Plasmodim Falciparum* ainda mata muita gente, principalmente crianças. É doença endêmica, que deixa seqüelas em toda uma população, que, diariamente afectada, aprende a conviver com o problema, e nem sempre sobrevive. Triste isso, gente! E preocupante. O governo faz campanhas (tipo da dengue), mas sem um bom sistema de saneamento básico, fica todo mundo exposto.

Comigo o que acontece é o seguinte: o tal do Plasmodium que a mosquita* me injetou, estava se multiplicando, usando meu corpo feito motel, sem usar proteção (como se já não bastasse terem sugado meu sangue). Daí comecei a me chapar de remedinhos (com receita, tá?), e tô bem zureta, mas quase curada.

* Só a mosquita fêmea bruxa, que usa uma roupa toda pintadinha, é que transmite a doença.

* São 4 os tipos de Plasmoduim mais comuns, mas o Falciparum é o mais malzão. Em compensação, não é recorrente. Recorrente é a malária causada pelo Plasmodium Vivax e Ovale. Essas podem voltar a aparecer depois de meses ou anos. Isso quem me falou foi o Google aqui e aqui, tá?



6 comentários:

  1. Eh coisa chata, hein!

    Espero que se recupere 100%, bem rapidinho. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente tive só um resfriadinho, e só fiz o exame porque ele estava demorando pra sarar. Estou super bem já, mas claro, tenho que continuar o tratamento até o final. São 10 comprimidos por dia. Imagina! Heheheh. Bjoooo!

      Excluir
    2. Caramba!! Mas é vdd, tem q cuidar direitinho. ;)

      Excluir
  2. Hmmm... Estou organizando a minha viagem para Luanda (início de Junho) e já tomei vacinas, etc. A prevenção contra a malária é a parte que me deixa ressabiado, pois o fígado sofre. Estou pensando em fazer um monte de plaquinhas para espalhar pelo corpo: "sangue inadequado para a reprodução". Que língua os mosquitos daí conhecem?
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk! Olha, não se preocupe, em + de 3 anos aqui só agora fui ter contato com a malvada da Malária. Além disso, nada que uma besuntada de repelente não resolva. Abraço!

      Excluir
  3. Opa!!! Quer dizer então, que minhas peças farão sucesso no estrangeiro?!!!

    Mto obrigada pelo carinho, Thais!

    Se cuida. Bjusss

    ResponderExcluir