quinta-feira, 14 de abril de 2011

Albinismo

Uma coisa que chama a atenção aqui em Angola é a quantidade de albinos. Pra quem não sabe, o albino é um ser tão branco, tão branco, que até brilha no escuro.

Wikipédia explica: O albinismo é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência de uma enzima envolvida na produção de melanina. Captou? Essa wikipédia... sempre falando bonito.

foto by Alexandre Campagnaro

foto by Alexandre Campagnaro

No começo eu achava que enxergava muito albino por aqui, porque eles naturalmente se destacavam no meio da multidão, tipo EMO em Show do Rick e Renner (apesar da filosofia dor-de-corno ser a mesma). Mas depois pesquisei (direito) e descobri que na África tem muito mais albino que em qualquer outro lugar do mundo. Na Europa, a taxa de albinismo é um em cada 17.000 pessoas, enquanto que na África é de um a cada 2.000 ou 5.000 dependendo do país.

Tudo isso por conta de um gene recessivo que se a mãe tem e o pai também, fo-deu! Ser albino não é das coisas mais legais porque a pele é muito sensível, os olhos são muito sensíveis. É normal o albino ter fotofobia, astigmatismo, nistagmo e mais um monte de ismo, além do pior de tudo, cancêr de pele. Choquei mesmo quando li que tem gente que acredita que albino dá sorte, tipo rabo de coelho, ferradura de cavalo. Daí rolam raptos e amputamentos pra mó de fazer amuleto. Deprimo só de pensar!

Segundo meus colegas, aqui em Luanda não tem disso não. No máximo rola uma deconfiaçazinha do pai quando o filho nasce branco... ¬¬

10 comentários:

  1. Pois é Thais li também sobre isso.
    Quanta ignorancia, né amiga.
    Será que se vc se casar por aí vai acabar tendo um albininho? rsrsrsrrs

    Beijo

    Iranzita

    ResponderExcluir
  2. Nossa, interessantissimo (tah certo?) esse post. :D
    Tah de parabens!

    ResponderExcluir
  3. É pra chocar mesmo com estas histórias de rapto e mutilações de albinos. Abomino!
    Vi uma matéria da Rede Record há bastante tempo em q mostravam uma comunidade numa ilha lá no Maranhão, onde a maioria da população é albina com olhos claros. A lenda q eles contam é q todos seriam descendentes do desaparecido rei português Dom Sebastião, que durante a madrugada de muito vento percorre as dunas num cavalo branco! Pura poesia num povo com vida muito castigada.

    ResponderExcluir
  4. Puxa vida! Deve ser realmente complicado... Eu já sou tão branca e não é das melhores coisas, então imagina eles, né? Fogo =S

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Alguém me disse que o albinismo é hereditário e, na maioria dos casos, fruto da consanguinidade. Lembrei ter lido sobre os albinos em Alagoas a uns meses:

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110101/not_imp660626,0.php

    ResponderExcluir
  6. pindura um num chaveiro e me traz? atoron amuleto de sorte! bicha má!

    verdade seja dita, eu que gosto de tudo estranho acho albinos charmosos, fatão.

    ResponderExcluir
  7. Interessante seu post. E muito boa a forma ocmo vc escreve. Dá até pra rir de um assunto tão sério. Bj

    ResponderExcluir
  8. gostei do blog...mas sera' que voces brancos ja' ouviram falar do gingerismo na Europa e como associavam os ruvios com o diabo?

    E' feio a discriminacao contra o albinismo mas nao vamos fazer comentarios atoa ta'?

    A. Kandimba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Deixa eu te explicar: Quando pesquiso um assunto, tento pesquisar tudo, sabe? Seria errado deixar de lado o misticismo que cerca os albinos África afora. Mas não pense que eu me esqueço de que barbaridades muito maiores aconteceram pelo mundo: a Santa Inquisição, as lutas no Coliseu, etc etc.
      Acontece que no meu blog falo de Angola, e os assuntos são abordados sobre o que acontece por aqui. Sempre que viajo, tento contar um pouco das histórias dos lugares pra onde vou. E não poupo nada, nem ninguém.
      Mas, olha, as críticas são sempre bem vindas, ya? Fique bem!!!

      Excluir