quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dia da Paz

Segunda Feira, 04 de abril, foi feriado u-huu (vamos combinar que depois da palavra feriado sempre vai rolar um u-huu)! Foi Dia da Paz. Eu, expatriada inocente, jurava que estava comemorando o fim da Guerra Civil, né? Na-nã.

O 4 de abril comemora o Protocolo de Lusaka, tratado de paz mediado pela ONU entre MPLA* (partido do governo angolano) e UNITA (partido da oposição) em 1994. O Protocolo previa desarmamento da população; direito de acesso dos partidos políticos à imprensa estatal para fins pacificadores; programa de assistência e reinserção social... tudo muito mara, tudo muito lindo!

... Na teoria. Porque a Guerra só acabou em 2002. Deve ser um daqueles casos de “o que vale é a intenção”.

Eu comemorei a paz pintando minhas unhas de lilás, que é cor serena, que é cor singela, que é cor de parede de quarto de criança.

8 comentários:

  1. Thaisinha tambem é cultura.
    Bom feriado entao,meu amor.

    Iram

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e apendendo....
    Essa eu nem imaginava. Valeu a info.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Thais, liga não! Em Angola, as coisas nem sempre são o que parecem. RSSSSSSS

    Experimentei isso durante a guerra deles e bem sei do que vc está falando.

    Inda bem que sobrou tempo pras unhas, sem precisar atrasar pro trabalho, né?

    Meu carinho,
    Anderson Fabiano

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais

    A paz deve ser sempre comemorada. Mas nesse caso eles erraram na data. A paz só chegou 8 anos depois.
    Muita paz para você!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida!!! E eu q ia pintar as unhas com a cor Aranha Céu da Colorama (cinza fechado)... Acho q preciso rever isso! kkk

    Qta cultura, hein? Adorei ;) Bjs

    ResponderExcluir
  6. Por aqui eles acabaram com muitos feriados. 17 de Março comemora-se a União da Itália [que corresponde - mais ou menos - ao nosso 7 de Setembro] mas não é feriado, apesar de ter sido este ano. Trabalhar, trabalhar, trabalhar.
    :)

    ResponderExcluir
  7. A relação "unhas lilas" com "fim da guerra" pra mim foi o fato mais esclarecedor...

    ResponderExcluir
  8. Ola,

    So um reparo, o 4 de Abril comemora os acordos de paz assinados no Luena no dia 4 de Abril de 2002 apos a morte do Savimbi em combate e o subsequente fim da guerra, e nao os acordos de Lusaka de 1994. Reparar que nunca existiu feriado em Angola de 4 de Abril ate o ano de 2005.

    Beijos!

    Claudio

    ResponderExcluir