Segunda Feira, 04 de abril, foi feriado u-huu (vamos combinar que depois da palavra feriado sempre vai rolar um u-huu)! Foi Dia da Paz. Eu, expatriada inocente, jurava que estava comemorando o fim da Guerra Civil, né? Na-nã.
O 4 de abril comemora o Protocolo de Lusaka, tratado de paz mediado pela ONU entre MPLA* (partido do governo angolano) e UNITA (partido da oposição) em 1994. O Protocolo previa desarmamento da população; direito de acesso dos partidos políticos à imprensa estatal para fins pacificadores; programa de assistência e reinserção social... tudo muito mara, tudo muito lindo!
... Na teoria. Porque a Guerra só acabou em 2002. Deve ser um daqueles casos de “o que vale é a intenção”.
Eu comemorei a paz pintando minhas unhas de lilás, que é cor serena, que é cor singela, que é cor de parede de quarto de criança.
Thaisinha tambem é cultura.
ResponderExcluirBom feriado entao,meu amor.
Iram
Vivendo e apendendo....
ResponderExcluirEssa eu nem imaginava. Valeu a info.
bjs
Thais, liga não! Em Angola, as coisas nem sempre são o que parecem. RSSSSSSS
ResponderExcluirExperimentei isso durante a guerra deles e bem sei do que vc está falando.
Inda bem que sobrou tempo pras unhas, sem precisar atrasar pro trabalho, né?
Meu carinho,
Anderson Fabiano
Oi Thais
ResponderExcluirA paz deve ser sempre comemorada. Mas nesse caso eles erraram na data. A paz só chegou 8 anos depois.
Muita paz para você!
Bjs no coração!
Nilce
Puxa vida!!! E eu q ia pintar as unhas com a cor Aranha Céu da Colorama (cinza fechado)... Acho q preciso rever isso! kkk
ResponderExcluirQta cultura, hein? Adorei ;) Bjs
Por aqui eles acabaram com muitos feriados. 17 de Março comemora-se a União da Itália [que corresponde - mais ou menos - ao nosso 7 de Setembro] mas não é feriado, apesar de ter sido este ano. Trabalhar, trabalhar, trabalhar.
ResponderExcluir:)
A relação "unhas lilas" com "fim da guerra" pra mim foi o fato mais esclarecedor...
ResponderExcluirOla,
ResponderExcluirSo um reparo, o 4 de Abril comemora os acordos de paz assinados no Luena no dia 4 de Abril de 2002 apos a morte do Savimbi em combate e o subsequente fim da guerra, e nao os acordos de Lusaka de 1994. Reparar que nunca existiu feriado em Angola de 4 de Abril ate o ano de 2005.
Beijos!
Claudio