domingo, 30 de janeiro de 2011

Zungueira

Aqui em Luanda, comércio informal é literalmente parte da paisagem. Mas antes de vc pensar no camêlo com a barraquinha cheia de trecos (é 3 por 2 real) do Paraguai (vide China), deixa eu explicar que por aqui quem melhor representa "a crasse", é a zungueira.
Zungueira: Angolana gira (e de postura impecável) que vende seus produtos dentro duma bacia, em cima da cabeça. Na bacia da zungeira encontra-se de um tudo: carregador de celular, marmitex (fresquinhoooo), detergente, livro, tomate, tecido importado (muito compro), etecetera... O ponto de venda é qualquer calçada. Quando elas se juntam pra fofocar numa esquina, está formado um shopping. Seu uniforme típico padrão é o traje africano cheio de amarrações, "ingual" na foto (vibe Milão), e "ingual na foto" faz parte do pacote "bebê amarrado nas costas". Um questão de atitude!

Tenho pra mim que a vida da zungueira é dura, e por isso fiz um versinho em homenagem a essa mulherada que não perde a pose nem com abacaxi na cabeça: "Pra ser zungueira tem que ter disposição. Pra ser zungueira tem que ter habilidade. Eu venho te contar que não é mole não. E agora pra rimar, vou escrever um palavrão". Brincadeirinha, hoje tô o Bozo!

Pra saber mais sobre as zungueiras (porque meu post tá uó) vá para .

3 comentários:

  1. Tecido lindo... Aliás, pelo q vejo em suas fotos (um vestido mais lindo q o outro), todos tecidos daí?
    A Bi exagerou, rs. Mudamos recentemente, então aos poucos vamos ajeitando td. hehe
    Mas de qq forma, estamos curtindo bastante. Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda,
    Sabia que já fui um pouco zungueira?
    É verdade!

    Cheiro, amore

    ResponderExcluir
  3. hermana, ri litros, ainda conheço esse universo paralelo!

    ResponderExcluir