sábado, 3 de maio de 2014

Free walker tours Rio de Janeiro

Você avisa que vai pro Rio de Janeiro e o povo realiza "praia! praia! praia!".
Eu tenho dó de cidade litorânea. Sempre subexplorada pelo turista. Em se tratando da cidade maravilhosa, tem ainda Pão de Açúcar e Corcovado, must see points. Mas eu acho que existe sempre algo mais, principalmente nesta que já foi a capital do Brasil, a única colônia aonde uma família real morou e um rei português foi coroado. Existe História!

Por isso, para a estranheza geral da galera com quem viajei (de verdade!), escolhi fazer um walking tour pelo Centro do Rio, ao invéz de lagartear em Copacabana. E o que eu vi?

Largo da Carioca, aonde tudo começa.

- O prédio da Petrobrás, que já foi considerado dos mais feios do mundo em termos de arquitetura. Eu diria que em termos de corrupção pode muito bem ser.


- Os arcos da Lapa, super aqueduto lançado em 1723 para abastecer a cidade, pertinho da Catedral que por fora parece uma enorme caixa dágua, mas dizem que por dentro é linda. Não sei, estava tomada por manifestantes. Não deu pra visitar.


Escadaria Salaron

- A Cinelândia aonde estão todos os museus + a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal. Tudo fechado pra minha decepção. Feriado santo é sagrado, dizem.

Theatro Municipal


- O Paço Imperial, palácio mixuruca da família real + A Praça XV grudada ao Paço Imperial, aonde tudo de importante acontecia, tipo a Proclamação da Lei Aurea. Ali estão o Convento do Carmo aonde morava Dna. Maria, a louca; a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que, se não me engano, foi aonde D. João VI foi coroado; e a Estação das Barcas, que estava fechada para obras.

Sobre a empresa de walking tours:
Preciso fazer este adendo porque fiquei impressionada. As fundadoras da "Free Walker Tours" são uma menininhas de marromenos 22 anos! Sabe o que eu fazia com 22 anos? Não dirigia uma empresa própria de turismo. E é uma empresa mesmo, destas com CNPJ e impostos a pagar. Parece que todas as três já moraram fora, mochilaram pelo mundo e voltando ao Brasil decidiram que faltava resposta à demanda de tours gratuitos (menos tips) por aqui. Néam? Concordo!

A garota loirinha é uma da empresárias de sucesso

7 comentários:

  1. Eu adoro fazer tour pelo centro, principalmente o centro histórico que é minúsculo no meio de tanto arranha-céu.

    ResponderExcluir
  2. Adoro este tipo de passeio. Além do comum q os guias nos apresentam, acabamos por ter um olhar diferente de locais pouco prováveis de serem visitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooops,esqueci de comentar duas coisas:
      1ª coisa: dizem que Hipoglós é bom pra olheiras. Tem um bocado de vit. A. Aplica e se esconda!
      2ª coisa: o Lago das Tágides, onde estão aquelas e outras esculturas do "Nado sincronizado", está no Pq das Nações entre o Pavilhão Atlântico - agora Meo Arena (blargh!) - e o rio Tejo.
      Fim das duas coisas.

      Excluir
  3. Gente!!! Eu sou a garotinha loirinha de cara esquisita na foto! Nossa! Não sabia desa publicação!! Vocês não têm ideia de como é gratificante ver isso! Fiquei muito muito muito contente mesmo pela publicação e saber que curtiram o passeio com a Free Walker e admiram o que acreditamos e ralamos todos os dias para fazer acontecer! Obrigada de coração!! =D Estão todos super convidados a conhecer nossos passeios!

    ResponderExcluir