quarta-feira, 7 de maio de 2014

Escadaria Selarón

Tem que ter muita imaginação, né? Pra pegar uma escadaria pública jogada às traças, e transformar em obra de arte. Só sendo mesmo muito artista. E dos meio loucos.

A meu ver, esse era o caso de Jorge Selarón, um chileno que curtia morar no Brasil a ponto de resolver embelezar a própria vizinhança às custas das suas minguadas finanças. De pouquinho em pouquinho ele foi preenchendo os 250 degraus da Escadaria do Convento de Santa Tereza com azulejos coloridos. Alguns foram pintados por ele mesmo, outros carregados de restos de construção, e outros foram surgindo através de doações nacionais e internacionais. Era o povo do mundo inteiro se encantando com a obra e querendo contribuir. O trabalho durou mais de 20 anos, e só acabou porque Selarón morreu.


Selarón era uma dessas personalidades excêntricas, sabe? Vivia sentado nas escadarias pintando, sem camisa, de barriga de fora, bigodão... a pessoa tem calor na pança, mas não tem no buço, vai entender. Sua marca registrada era a ilustração de uma negra grávida... me lembra Angola. Ah, e ele adourava um vermelho. Em todas as fotos que encontrei nesse mundão da internet, ele estava usando pelo menos uma peça de roupa vermelha.



Não sei se você reparou que todo o texto sobre Selarón está no passado. Isto porque ele morreu. E de um jeito horrível. Foi encontrado uma manhã carbonizado. Onde? Nas escadarias. Ao lado do corpo estavam um galão de substância inflamável e um isqueiro. O povo não sabe se foi assassinato ou suicídio. Aconteceu de, pela mesma época, ele abrir ocorrência na delegacia por estar sendo ameaçado por um ex colaborador. Mas aconteceu também dele declarar em um documentário, que a escadaria só ficaria pronta no dia de sua morte, quando ele próprio passaria a ser parte da obra e se eternizaria.

Vai ficar o mistério e a Escadaria, que hoje é dos principais pontos turísticos urbanos do Rio de Janeiro.

8 comentários:

  1. MUITO medo desse bigode. E ainda falta a foto sua na escadaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz foto da escadaria, mas não fiz foto minha na escadaria, porque fiz o walk tour sozinha, como expliquei lá no post passado. Além do que, aquilo tava cheio de incomodar. E cheio de mendigo também. Não fosse a beleza da escada, eu nem gostava do passeio.

      Excluir
    2. Palhaço! :P Tá achando que isso é benefício só de Curitiba?

      Excluir
  2. A escadaria é linda, mas nao dá mais para eu olhar para uma foto dela sem lembrar da cena do vídeo em que o Pharrell Williams e o Snoop Dogg cantam Beautiful Pior é q fico com a batida na cabeça o dia inteiro!

    ResponderExcluir