quinta-feira, 7 de março de 2013

Restaurantes Preferidos em Luanda

Porque comer é de Deus!


Broadway: O nome não tem muito a ver com o local. A não ser pela cortina vermelha que abre o espetáculo. Oi? A-han, o restaurante fica atrás de uma cortina/tenda de tecido vermelho, que literalmente se apropria da calçada. Então, se vc não se aventura a descobrir o que há lá dentro (dá medinho), fica sem saber desse incrível mundo desconhecido da culinária indiana. Quase Narnia!

Na real, toda a decoração é meio, como explicar sem ofender? Pitoresca! Principalmente em épocas festivas. Rola um abuso de luz, brilho, dourado. Já teve até carruagem da Cinderela em época de "Dia dos Namorados" no meio da calçada! Isso é mais por conta da loja anexa voltada pra gente podre de gosto de rica, a Andy's. Mas a Brodway acompanha a vibe "vamos pesar a mão". Ideal é ir a noite, que é escurinho e choca menos. Dá até pra criar um climinha.

Voltando ao tópico inicial - CO-MI-DA - a Brodway enquanto restaurante indiano, tem pratos baseados em comida indiana grelhados e/ou molhinhos temperados. O meu cardápio (a quem interessar possa) era o seguinte: naan de entrada, palak paneer de prato principal e gajar halwa de sobremesa. Desculpa, isso foi só pra me exibir que eu sei escrever (3 palavras) em outra língua. Naan é um pãozinho achatadinho que, acho eu, é frito com o recheio. Pode ser de alho, de queijo, de alho com queijo... Palak Paneer é um molho de espinafre com queijo cottage, que eu muito vou aprender a fazer, mesmo que na foto ele pareça incomível de tão éca. E Gajar Halwa é tipo um pudim de cenoura ralada com leite condensado. Tô ficando com fome!






Chez Wou: Esse é chinês. Fica na ilha de Luanda. E entra na minha lista de preferidos porque era aonde eu sempre ia cazamiga. Quase uma vez por semana batíamos ponto lá. É que agradava a todas e era baratinho (dentro do baratinho de Angola, néam?). A decoração é tão over quanto a do Broadway, só que chinesa. Recomendo muito o choco grelhado e o macarrão de feijão, que é meio transparente e marronzinho. Tipo minhoca.




Espaço Bahia: Esse foi o primeiro restaurante que conheci em Luanda, e persistiu na lista dos melhores até o fim. A grande vantagem era o ambiente realmente bem decorado (sem sarcasmo) e de frente pro mar. Claro que a comida ajudava e muito, afinal aonde mais se come pizza de camarão com lagosta? Puro amor no meu coração!



Esses foram os que eu conheci logo de cara, e continuei curtindo durante toda a minha estada de quase 4 anos em Angola. Claro que tem muito mais. Uns fecharam, outros mudaram de dono, outros eram caros demais ou ficavam na beira da praia, aonde eu evito de ir, porque meu cabelo fica elétrico. Lá pelo final conheci uns ótimos na região do Talatona, tipo o Brasa, o Bistrô do Bellas Business ou o K...

Licencinha, vou fazer um lanchinho!

7 comentários:

  1. Adoro comida indiana e a de Gôa. E pra mim tem de ser com emoção: dá-lhe pimenta!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, menina, de vez em quando eu num guentava com a pimenta não... hehehe! Vc sabe preparar algum pratinho indiano?

      Excluir
  2. Oi neguinha,
    Sei fazer não, só faço pratos de "livre interpretação" com uns temperinhos prontos do supermercado. Daí rola aqui frango madras de vez em quando.
    Gostaria de saber fazer era uma sobremesa goesa chamada Bebinca. Desisti. Dá um trabalho cão!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho mesmo saudades do Palak Paneer. Vou tentar fazer e depois te digo se ficou bom. :)

      Excluir
  3. Conheço o chinês da Ilha. Você bem que poderia ter deixado os endereços. Quem sabe eu volto lá pra conferir...

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, a Bradway fica numa esquina da Joaquim Kapango. Não encontrei o número, mas é bem grudado na Andy's, que é uma loja exótica demais para não ser notada.
      Do Espaço Bahia vc deve ter passado na frente algumas vezes, fica bem na Marginal, mas também não encontrei o número... hehehe. Luanda é bastante desnumerada.

      Excluir
  4. Ainda só não fui ao Brodway, mas vou tratar disso logo, logo :)

    ResponderExcluir