sábado, 9 de março de 2013

Paulista na Luz

O metrô de São Paulo tá mara!

Detectei um ar de "Du-vi-do-ô" no ar?

Acredite em mim. Tá prático, tá rápido, tá bonito e policiado dentro do possível. Em hora do rush deve ficar craudeado, afinal é um exagero (11 milhões) de habitantes, né? Mas as linhas estão sendo ampliadas, e as antigas passaram ou estão passando por remodelação.


É o caso da Estação da Luz, uma senhora de 146 anos que inicialmente era só estação ferroviária, e desdos anos 90 também funciona como metrô. Toda clássica, mas conservadinha, tem até piano público na entrada. Pena que ninguém senta pra tocar...direito.

Taí um bom lugar pra começar um walk tour, já que no piso superior da estação funciona o Museu da Língua Portuguesa. O nome é auto-explicativo, néam? Ele conta como a língua BRASILEIRA se formou. Uma verdadeira salada. A grande atração é a apresentação multimídia, que começa com a Fernanda Montenegro fazendo um resumão do que é o Brasil em termos de língua. Depois o público é transportado pra uma sala escura (e meio claustrofóbica) aonde vozes conhecidas (lê-se globais) recitam (em gravação, craro) poemas de vários escritores famosos. Ao mesmo tempo, esses mesmo poemas são representados nas paredes, feito teatrinho de sombra. Eu saí de lá com "as árvores somos nozes" na cabeça. Não que isso tenha sido recitado. Minha mente é que faz dessas conexões.


Saindo do Museu, em frente a Estação da Luz, tem a Pinacoteca do Estado. Não tem como perder, é um prédio grande, lindo e clássico, que funciona como museu desde 1905. In fact, foi o primeiro museu de artes de São Paulo. Se alguém leu o post anterior, viu que eu não sou muito fã do MASP, néam? Intaum, da Pinacoteca, eu sou, tá?


E o que mais tem pra ver na região? Tem o Memorial da Resistência, no Largo General Osório, que é nada mais nada menos que um antigo prédio do DEOPS. Já ouviu falar? Daquele lugarzinho do mal aonde ficavam os presos políticos durante a ditadura? Intaum, São Paulo resolveu que tava na hora de parar de esconder essa fase da história do país. O museu é pequeninho, mas nem por isso deixa de ser impressionante. Uma das salas é representação de uma cela da época. Em outra, antigos revolucionários deixaram declarações nas paredes, do tipo "aqui esteve ______" (preencha com o nome da pessoa desaparecida). Em outra, a gente pode ouvir depoimentos de quem esteve preso ali. Histórias reais de pessoas reais. Te digo já que eu nunca seria revolucionária. Tenho móito medo de sentir dor. Acho que é por isso que essas coisas me chocam tanto. Tortura, sabe? Ninguém devia passar por isso.

Dependendo da maneira como o carcereiro abria a porta, a gente percebia o que era,  se era pra chamar alguém para a tortura, se era alguém chegando, se era comida que estava vindo...

E almoçar? Tem como? Ói, eu curti a lanchonete da Pinacoteca, mas se vc quiser passar por uma experiência mais paulistana, o Mercadão Municipal tá logo ali. São cerca de 8 quadras, e um super sanduba de mortadela a sua espera. O restaurante que eu fui, tinha até estátua do Adoniram Barbosa.


Se rolar inspiração pra comprinhas, a 25 de março é do ladinho também.

Roteiro completo googlemapeado

6 comentários:

  1. Oh ! Aqui! Se vc ficar colocando agua na nossa boca, tentando deixa-nos morrendo de saudades, Vou dar um geito de expatria-la novamente. Amei o Post. Morri de saudades. Mas nao tenho coragem de andar pela cidade. A estacoao Da L U Z, Eh meu cartao postal preferido, alem claro da Paulista, E por cima vc toca mais fundo meu coracao, Falando de Fernanda montenegro. So falta agora sentar e chorar ao som de Caetano Velozo. Sem falar do trem das 11 com Adoniran Barbosa. Seja muito feliz em sua terra. Piza que este chao eh seu. marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu não sabia que vc estava expatriada também. Tá onde?

      Excluir
  2. Thais, gosto muito do metrô de SP. Ainda não conheci as linhas mais recentes. Dá de mil a zero em organização, conservação e orientação do que o famigerado metrô de Paris (coisa bagunçada e fétida!!!).
    Sempre q conseguimos ir a capital, gostamos de ver se há alguma mostra interessante na Pinacoteca. Um jardim delicioso para passear tem ali tb.
    Qd visitei o Museu da Língua Portuguesa fiquei orgulhosa pela espaço bem feito.
    Já estive pertinho (viva a 25 de Março!) do Mercadão mas não tive oportunidade de entrar, correria.
    Um lugar q gostamos de ir qd estamos lá é o Bar Veloso. Já foi considerado como tendo a melhor caipirinha do Estado. Adoro a de jabuticaba! E eles tb tem uma feijoada de fino trato!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... boa dica! Vou provar quando voltar. Qto ao metro, além de tudo, o do Brasil é mais espaçoso!!!

      Excluir
  3. Eu moro nos Estados Unidos em Massachusetts. Sinto saudades, mas morro de medo de assalto, eh engracado mas parece que eles tem olhos somente para mim! Fui assaltada inumeras vezes, a ultima um garoto de sete anos veio ate a janela do carro,( que por burrice eu nao gostava de ar condicionado, andava com o vidro aberto) ele colocou uma navalha no meu pescoco. Agora imagina se tenho coragem de andar nas ruas? Amo S.P. morro de saudades. Mas estou me questionando ate quando vou viver de lembrancas. Um grande abraco . marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Márcia, que chato! Eu tive a sorte de não ter sido assaltada muitas vezes no Brasil, mas mesmo essas me deixaram um pouco traumatizada. Qdo faço meu roteiros turísticos, saio praticamente sem bolsa. Dinheiro na meia, como eu disse. E nunca fico até o anoitecer. Que é qdo tem lobisomen, Heheheh. Eu te entendo perfeitamente. A violência é o que me impede de ter vontade de voltar pro Brasil também. Bjoooo! Brigadão pela presença.

      Excluir