quarta-feira, 6 de março de 2013

Guardinha de trânsito em Angola


Eu não vou conseguir trocar do assunto Angola por aqui, enquanto não escrever sobre o bicho-papão-trauma-pra-vida-toda dos expatriados: o guardinha de trânsito!

Guardinha de trânsito é chatice em qualquer lugar do mundo. Eles atrasam a vida da gente, fazem blitz, passam multa, não deixam a gente beber e dirigir. Pow! Haja pacença!

Mas em Angola é pior, acredite! Eles vêm com trilha sonora do Psicose.



Costuma funcionar assim: Eles batem ponto aos montes nas esquinas e estradas mais obrigatórias, e miram nos expatriados. Kdiquê? Expatriado se confunde com as regras locais. Então o guardinha, sagaz que só ele, pede os documentos, inventa uma lei imaginária e ameaça passar multa. Só que ele não passa... ah, ele não passa. Porque se ele passar multa, não vai ganhar gasosa (propina). Za-ta-men-te! Tô aqui falando da corrupção nossa-de-cada-dia.

Se o guardinha resolve ser correto (ó, nunca vi acontecer), e realmente precisa te dar uma multa, ele vai ter que apreender a sua carteira de motorista, que só é liberada depois do pagamento. Não tenho conhecimento, mas dizem que as multas angolanas são de arrebentar um bolso. Niqui o povo prefere liberar uns kwanzas pros moços (quem nunca?). Eu sei, eu sei... não é certo!

O processo da propina também é demorado. Nada de vapt-vupt. Leva mais ou menos umas 3 horas de vai e vem e enrolação. Porque o guardinha é especialista em pressão psicológica. Ele some com seus documentos, ameaça te levar pra esquadra (fui algumas vezes), faz cara de mau, te deixa bem de saco-cheio até soltar um “Como é que você pode me ajudar?”. Sim, sim, geralmente a idéia parte dele. E daí é mais uma hora só de negociação. Porque ele sempre vai querer praí uns 100 dólares, enquanto que você só vai liberar uns 20.

Eu tive alguns problemas com os mocinhos, mas logo aprendi a fórmula: demonstrar que tem todo o tempo do mundo, dinheiro nenhum, ser muito educado e sorrir o tempo todo como se não houvesse amanhã. Eles percebem que desse mato não sai coelho, e te deixam ir embora em menos de meia hora.

Agora vou pedir encarecidamente pros amigos compartilharem seus causos de guardinhas aqui nos comentários. Certeza que vai sair muita pérola.

Eu não tenho foto de guardinha.

16 comentários:

  1. Oi Thais,
    Guardinha prevaricador duzinferno! Oh raça. Não sofri qq tipo de constrangimento com os "marronzinhos" da CET em Santos, mas conheço muita gente q tem razões fundamentadas para não morrer de amores por eles. Pronto, tô leve!
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk! Eu acho que faz parte do cursinho de guardinha, viu? Não é possível tanta cara de pau. Bjoooo!

      Excluir
  2. Na falta da foto do guardinha pôs a da vaca que ri. Não entendi a relação... ou entendi?

    ResponderExcluir
  3. Passei por varias situações dessas no BR. Um saco, né?

    Bejjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, menina, no BR não é tão cara de pau. Em Angola é quase surreal. Bjoooos!

      Excluir
  4. Simplesmente adorei o post, me desculpe! Eu sei que nao eh agradavel para quem esta no problema, mas vc escreve tao engracado! marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, Marcia, mas a idéia é mesmo rir dos problemas. Kkkkk. Brigada pela presença. Vc tem blog?

      Excluir
  5. Thaís, essa você vai A-D-O-R-A-R!!!
    Um amigo contou esta semana pra mim, que ele estava dentro do carro no lado do carona aguardando o motorista que saiu uns minutinhos e já regressava, ia mesmo ser rápido pq ele deixou até o carro ligado, e detalhe! Pois bem, o guardinha bateu na janela do carro e pediu que ele baixasse o vidro, e daí pediu pra ele puxar o carro um pouquinho pra frente para acertar o carro (detalhe... o carro estava bem estacionado!), quando o meu amigo pegou no volante e puxou o carro pra frente, advinha o que aconteceu??? Isso mesmo, a mãozinha com aquela luvinha branca levantou-se numa velocidade e o mesmo guardinha descarado pediu os documentos dele e disse que "ele estava a conduzir com o documento inválido" e não quis saber de conversa, meu amigo só conseguiu rever os documentos 3 semanas depois! É tão ridículo isso amiga que dá até vontade de rir!!! Parece mentira... MAS NÃO É!!! Rosi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Rosi, mesmo surreal. Quando escrevi esse post estava mesmo lembrando de uma historia que acho eu, foi o Evandro que contou. Do guardinha que quis multar ele, porque a carteira de motorista estava um pouco amassada. Não foi com ele? Dessas coisas eu não sinto falta, sabe? Mas sinto falta de vcs!!!! Bjos!

      Excluir
  6. Tive que pagar 50 dólares para o guardinha liberar o carro com 4 pessoas. Queria levar todo mundo pra esquadra (quêisso?) só porque não "acreditou" que a fotocópia do meu passaporte não era trambique.

    Depois de uma hora e negociação com o motorista, o preço baixou de 150 para 50, mas tive que pagar.

    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse, eles vão inventar qualquer "lei imaginária". Um absurdo!

      Excluir
  7. Ai my dear Thais,
    eu paguei 10.000 akz, verdade que cometi eu e os 10 carros á minha frente que fugiam a um engarrafamento, mas infelizmente só me apanhou a mim. O caricato da situação foi andar com opolicia de trânsito no carro até encontrar um multi-caixa com dinheiro.
    Polícia de trânsito angolano é sem vergonha mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que cara de pau! Ir com vc até o multicaixa foi o cúmulo!

      Excluir
  8. Aaaaaaa não seja cruel... UMA VEZ um guardinha foi correto conosco. Não se lembra...?

    Era noite, estávamos descendo calmamente a rua próximo do lugar aonde a Zana morava, um carro de polícia vinha atrás de nós. Quando chegamos numa parte da rua mega escura, giga sinistra, o carro que continuava atrás de nós começou a piscar o farol. Ficamos na dúvida se era para parar ou para dar passagem, desaceleramos mas não paramos (nem rolava de parar naquele lugar). Quando chegamos na frente do Ministério das Finanças (numa parte iluminada) você encostou o carro para ver qual das duas opções seria.

    Um guardinha saltou do carro e veio falar consco. Começou perguntando pq não paramos, explicamos exatamente o que aconteceu, a dúvida.. a rua escura... etc.

    Ele disse que não precisávamos ficar assustadas, era apenas um procedimento de rotina. Pediu os documento, olhou, devolveu, desejou boa noite e partiu. Simples assim.

    Lembrou?

    Uma pena que foi uma vezinha só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa vez eu nao lembro. Mas lembro daquela em que o guardinha amigo do Francisco mandou a gente parar, so' p escoltar a gente ate' em casa... hehehe!

      Excluir