sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Uruguay - o retorno!

Eu não sou a pessoa que mais tem férias nesse mundo, tá? Pra vc que taí se perguntando. Eu só falo muito delas. Muito, muito mesmo. Por exemplo, agora vou falar que as minhas últimas férias, que começaram na África do Sul, acabaram no Uruguay, lá onde moram papai e mamãe. Apesar de não ter mais quarto na casa deles, ainda vou pra lá findi-ano, porque, né? Não guardo mágoas.
Daí a chance de falar de novo de Montevidéu, que na última viagem ganhou um post mixuruca. Montevidéu merece ser esmiuçada.

Apesar de capital, a cidade é pequeninha, motivo pelo qual um tour leva apenas um dia.

Mercado Del Puerto. É mercado público, tá? Na minha cabeça logo vem a expressão cheiro-de-peixe. Mas não é bem assim. No Mercado Del Puerto, o cheiro é de parrilla, o sea, churrasco uruguaio. O churrasco uruguaio é cheio de carnes que a gente (do Brasil) nem pensa em comer, porque são partes que dão nojinho. Por exemplo: rim (riñon), intestino grosso e delgado (tripa gorda e tripa fina), sangue (em forma de lingüiça doce ou salgada, chamada morcilla). Éca, né? Agora vou fazer uma confissão de torcer o nariz: eu gosto! Principalmente de uma parte especial chamada molleja, que é nada mais, nada menos que uma glândula do boi (ou algo do gênero). Diliça!

Mercado del Puerto - link original da foto.

No Mercado Del Puerto tem também lojinhas de souvennier, porque ele se diz mercado público, quando na verdade é shopping rústico pra turista ver. Pensa na seguinte analogia: turista que passa por Montevidéu e não entra no Mercado Del Puerto, vai pra Paris e não vê a Torre Eiffel. Marromenos isso! E a região do mercado, que é a Ciudad Vieja (centro véio, né? nem precisa de tradução), é toda voltada ao turismo.

Tem, por exemplo, Museu do Carnaval. Eu achei fraquinho e improvisado. Mas é interessante pra gente entender que o Carnaval não nos pertence. Nós não registramos a patente. Inclusive, na rua da minha mãe, treina uma escola de samba uruguaia. É bem legal! Parece fanfarra!

Bem legaus mesmo é o Museu de Artes Decorativas, ou Palácio Taranco. Um palacete com tudo há que um palacete tem direito. Menos a princesa. Ele não é muito divulgado. Não tem luminoso na frente. Eu achei de ociosa curiosa que sou.


Palácio Taranco: link da foto original

A rua principal da Ciudad Vieja é a Sarandi, que na verdade é um calçadão. É lá que estão as galerias e feirinhas e o McDonald’s e o Burger King. Ela culmina num portal (ói aí, povo da Caverna do Dragão), que é a saída/entrada da Praça da Independência. Uma palavra pra Praça da Independência: grandiosa! Não estou falando de tamanho, mas da vibe cartão postal, sabe? Rodeada de prédios novos e antigos, entre eles o Teatro Solis (visitas guiadas u-hu), é onde está o monumento e memorial do Artigas, super-herói da independência.

Praça da Independência. Essa fui eu quem tirei.

É issaí! Eu queria ser uma pessoa sucinta! Mas não sou! Então vai ter mais post de Montevidéu nesse blog.

Reparou que temos enquete, né? Não? Tá ali em cim, à sua direita. Bjo, miliga!

3 comentários:

  1. Faça mais posts sobre Montevideo. Principalmente pq em abril estarei lá SOZINHO e não tenho ideia do que fazer. E a praia? E os bares? E as saunas?

    ResponderExcluir
  2. É o contrário em Angola, né? 1 mês de trabalho e 11 de férias.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase isso... hehehe! É férias de 15 dias há cada 3 meses. Ou como eu faço, férias de 20 dias a cada 6 meses.

      Excluir