quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pretoria: Meu limão, meu limoeiro…

A África do Sul não tem uma, nem duas... tem três capitais! Aff, megalomaníaca! Pretória é a administrativa, o que quer dizer que é de lá que o presidente põe ordem na bagaça. Taí na foto a casinha bege dele.

Tá bom, não é só uma casinha, é a sede do governo sul-africano. O Union Building. Todo fyno e victoriano. Repara no jardim estilinho Versalhes. De verdade mesmo, é bunitu pra dedéu.



Outro lugar legal de visitar é a Church Square. Juntou uma igreja e uma vendinha, tá feita uma cidade. Foi assim com Pretória também. Por isso que essa praça é legal, é o coração da cidade, e tá rodeada de prédios históricos. Tem até um boteco Belle Époque, do tempo que a vovó não tinha celulite. Hein? Vitrola.


Do site FrenchFoodFool

Outro lugar legal de visitar (vixi, um dejavu), é o Museu de História Natural. Porque, pra quem não sabe, a África do Sul é o berço da humanidade. Foi lá que encontraram a ossada do hominídeo (ou elo perdido, caro amigo geek) mais véio desse mundo. E chamaram de Mrs. Ples. Depois, a cabeça da moça foi reconstruída, e instalada no Museu de Pretória. No fim, calhou da moçoila ser um moço.


Outro lugar legal de visitar (omg) é o Museu Nacional Histórico-Cultural, ou “Janelas da África”. Mega interessante! Tem exposição de um pouquinho de tudo que é sul-africano, inclusive a reprodução de um bantusão (bairro “reservado” aos negros durante o apartheid).

Curtiu? Curiosidade procê: O apelido carinhoso de Pretória é “Jacaranda City”, cadiquê as ruas são forradas de árvores de Jacarandá made in Brasil. Ó, nóis!
Foto by Pikkie

5 comentários: