A Palanca Negra Gigante é o bichinho símbolo de Angola, tá? É tipo bambi, antílope, só que gigaaante, com até 2,50m. Tem uns chifres maiores que eu inteira. Se eu visse ao vivo, provavelmente saía correndo. Mas nunca vi, néam? Porque é bichinho em extinção. Hoje em dia, catalogados, só sobraram 19, dos quais 14 são fêmeas, e estão todos na reserva florestal de Cangandala, em Malange.
Este pet é tão importante pro povo angolano que: a torcida da seleção angolana é conhecida como “os palancas negras”; a logomarca da TAAG (linhas aéreas angolanas, ou “tá-aqui-agora-guenta”), da Angola LNG (empresa de gás natural), entre outros, é ilustração estilizada da palanca; o mascote do CAN 2010, acontecido em Angola, foi uma palanquinha.
E ainda assim, eu precisei viajar pra Paris, pra ver uma delas.
Tô eu, assobiando tranqüilinha lá no Jardin dês Plantes, o Jardim Botânico
O Jardin dês Plants é muito legal! Além de palanca, tem labirinto, estátuas, um zoológico com flamingo e sapo azul, daqueles de lamber. E a Grande Galeria da Evolução é grandiosa feito o nome. Gigante, bonitona, modernosa e politicamente correta, toda voltada à preservação. Tem uma baleia inteira lá dentro.
19 exemplares? Imagine se não fosse o símbolo do país! Será que a carne é boa?
ResponderExcluir:P
Que figuras, Thais! rssss
ResponderExcluirSabe que as vezes estou na minha cama e penso: o que será a Thais ta vivendo?
Bom fim de semana, amiga!
Sinceramente gostei. Parabéns pelo bom gosto e seleção feita. Viva minha cidade Luanda, com calor e saiba dela conhecer o certo, o bonito, o sedutor. Ãbraço
ResponderExcluirCarlos
Palanca negra gigante ou palanca real não está bem representada por esse animal de chifre enorme que se vê na foto.
ResponderExcluirA verdadeira Palanga que se diz haver 19 exemplares, o que é duvidoso, tem ou tinha os chifres ainda maiores o que a torna muito vulnerável perante os predadores, leões onças etc.
Pois o desenvolvimento do chifre é tal que chega quase à cauda pelo que se tornam inúteis para se defender.
Essa a principal causa da sua extinção
Perdão pela intromissão.
Oi Thaís, tb sou brasileira, publicitária de 30 anos e devo ir pra Angola ano que vem em Janeiro. Foi mt legal achar seu blog, pra ir quebrando o gelo. rs.... Morri de rir com seus posts.
ResponderExcluirAbs,
Paty
PS: te adicionei lá no twitter @patyfessora
Oi, Thais! Pobre bichinhos, devem estar decorando mansões de milionários excêntricos, hein?!?
ResponderExcluirAdorei o post anterior, sobre o Da Vinci Code... e detalhe: eu também faço casting de personagens antes de ler um livro... hehe
Bjs, Kakau
Poxa, que peninha... Somente 19 =/
ResponderExcluirbjinhos
Olá Thais, tudo bem?
ResponderExcluirGostei muito do conteúdo do seu blog, gostaria de enviar uma proposta de artigo, caso tenha interesse, por favor, entre em contato pelo meu email.
Abraços,
Verônica
www.falaturista.com
Oi, Verônica, interesse eu tenho, mas não consigo achar seu e-mail em lugar nenhum. :(
ResponderExcluir#Vôtifalá, até q enfim alguém explicou o q é palanca q tanto ouvi há um tempo atrás na tv, mas q a preguiça em procurar saber foi maior q o interesse. Bacana tb o "significado" para TAAG. Qd eu digo pro Rui q TAP é Tamancos Aéreos Portugueses ele fica fulo, mas #tônem! :)
ResponderExcluirIsso dai é a Palanca Real. A palanga de Angola é bem maior e "craro" é negra tipo carvão mesmo que nem aquela da TAAG (tá aqui agora guanta).
ResponderExcluir