terça-feira, 12 de outubro de 2010

Finally Andaluzia: Sevilha

Sevilha é uma cidade caldeirão. Não vi bruxa, mas nem por isso deixei de cozinhar até o âmago. Sem exagero: eram 18h e ainda faziam 42 graus (á sombra). Por conta disso, multidão em peso migrava pro litoral, estilo cena de filme catástrofe (Impacto Profundo, Independence Day, A Era do Gelo). Mas eu sou diferente, eu sou original, não sou seguidora das massas (não votaria na Dilma nem que ela me pagasse bolsa Haagen Das). Portanto, bóra pra Sevilha.
Adoro cidade kinder ovo, do tipo que você resolve descobrir a pé, sem mapa, e logo encontra surpresa dentro. Geralmente funciona assim: achou calçadão, é o centro da cidade! E o calçadão de Sevilha é uma verdadeira loucura, coisa linda de Deus (literalmente). Comporta a maior catedral gótica desse mundo todo, que (segundo as más línguas) tem uma escadaria do tipo "no way".
Contornando a igreja, você dá de cara com Alcázar, que é igual Alhambra (vide post Granada boooom) só que menor e, "in my opinion", mais bonita. Ali pelas redondezas tem um bairro boêmio (glup, glup), e carruagens espalhadas de esquina em esquina, pro caso dalguém querer fazer a Cinderela (bêbada).

Seguindo o calçadão cae-se (e levanta-se) na Avenida Torneo, às margens do Rio Guadalquivir, toda ela turística, com prédios históricos, jardins e "incrusível" a Arena de Touros Maestranza, onde rolam as famosas touradas. Eu, vegetariana que curte bacon que sou, repasso um profético aviso aos toureiros: "certeza que você nasce azeitona na próxima encarnação, que é pra virar petisco e levar palitada no lombo". Uma simples questão de carma.
E a noite? No verão coma suas tapas ("the winner is" queijo brié com creme de framboesa), e vá pro hostel dormir. Zzzzzzzzzz! Os shows de Flamenco são chatinhos, o calor se mantém infernal, e as festas estão todas bué, bué distantes, nas praias.
Próxima parada: Madrid

Foto1: Catedral Gótica / Foto2: Alcázar / Foto3: Rio Guadalquivir

4 comentários:

  1. Adouro seu blog, sabe q estou aqui me contorcendo de inveja: vc na Espanha e eu em BH... nem compara né bem...
    Minha tática para ler: seleciono o texto todo dai o fundo fica azul. No preto nao consigo ler... :P

    ResponderExcluir
  2. Nossa,vc tem praticamente as mesmas fotos que eu.
    Minha filha morou lá por seis meses e passei uns dias maravilhosos nessa região.
    Muito legal seu post!
    Beijos

    Iram

    ResponderExcluir
  3. Thais, querida
    Muiiiiito obrigada pelo carinho.
    Nossa, o seu comentário lá no meu blog me deu um ânimo danado pra continuar.
    É engraçado, o jeito que vc escreve, revela um lado tão bem humorado, tão gostoso. Acho que que descobrir isso, lendo o seu blog, que nem sei mais como cheguei até a ele. Acho que foi um dos meus anjinhos que me indicou.
    Querida, saiba que também criei uma simpatia danada por vc. Já indiquei sua pérola para algumas amigas.
    Beijo e mais uma vez, mt obrigada por ter se interessado pela minha história.
    Minha filha está tentando me convencer a fazer um livro. quem sabe???
    Ah, por onde andas, que não tem escrito nada? Tenho vindo aqui no seu cantinho e ... nada, né d. Thais!
    Beijo

    Iram

    ResponderExcluir