segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sindrome do Regresso

Acho que eu tô sofrendo disso!

"...Algo que passou a ser observado, é que muitos brasileiros que deixaram o país, ao retornarem, estão sofrendo de depressão, crises de pânico e falta de estímulo. É a chamada Síndrome do Regresso..."

Tá, não exageremos. Eu não tô frustrada, depressiva, nem querendo ir embora. Na verdade, eu tô adorando retornar para São Paulo. Estou lidando muito bem com isso, e acho que os motivos são dois:

1. Faz mais de 15 anos que saí de São Paulo pela primeira vez, e nesse interim mudei de países, estados e cidades várias vezes. Tudo no plural. Acho que já tive a minha cota de traumas por mudanças. Hoje em dia, eu não tenho traumas. Eu tenho um vício. Vício de mudar. Estar sempre explorando novos ares. E é exatamente isso que estou fazendo em São Paulo agora. Explorando como se nunca tivesse sido moradora antes. Como se não tivesse nascido aqui. E convenhamos, a cidade mudou tanto que agora só tenho assim um leve deja vu vez em quando. Até o sotaque da cidade mudou. Eu sou do tempo que só os "mano" se chamavam de "mano".

2. Eu fiz escala de moradia em Londres antes de voltar pro Brasil. Se tivesse vindo direto de Angola, daí o sentimento seria bem pior. Mas como assim? Angola não é um país praticamente estrutura zero, o oposto completo de Londres? Você não deveria estar sentindo falta da pontualidade inglesa ao invés do trânsito angolano? Sim, caro leitor, mas não estou. Porque em Angola eu tinha minha família de amigos, sabe como é? Um bando de expatriados se apegando uns aos outros como irmãos. E vivendo intensamente todos os momentos, que sabíamos, um dia acabariam. Em Londres não deu tempo de nada disso. Nem de fazer amizade, nem de criar laços, nem de ter lembranças de porres memoráveis cazamiga...

Em resumo, é disso que estou sentindo falta. DOS AMIGOS. Antes que alguém se ofenda, vou logo explicando: claro que tenho pessoas muito queridas aqui na cidade. Meus primos, meus tios, minha melhor amiga do ginásio por exemplo, amo todos. Mas eles estão quase há uma Zona de distância. E as distâncias em São Paulo, ui, não são bolinho. Tem também o povo do trabalho, mas, como reclamar do povo do trabalho para o povo do trabalho? Sendo demitida em 3, 2, 1...

Não, sério, o ruim de chegar assim em uma cidade que tem tudo (universidades, empregos e oportunidades) é que muita gente nem saiu daqui. Então que todo mundo passou uma vida inteira no mesmo lugar formando suas turminhas, geralmente por afinidade, acaso do destino. Não é por mal que você não se encaixa nas tchurminhas. É por falta de costume. Afinal, como de repente se tornar uma dazamiga? Dessas que vêm com coleções de piadas internas? De fofocas infinitas? De noites acordadas? Não dá, não rola. Leva tempo. E em São Paulo falta tempo. Falta disponibilidade... e eu super entendo.

Eu sei que vai chegar o dia em que eu vou ler isso aqui, dar risada e ligar prazamiga. Espero que este dia chegue ontem!

9 comentários:

  1. Sei bem o que vc tá falando, por outro ângulo, claro, mas mesmo para quem fica... é uma readaptação a cada nova partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum… é verdade, Carol. Eu tinha me esquecido desse aspecto. De como era estranho ficar também. Era tão bom se estivéssemos todas juntas de novo, né?

      Excluir
  2. Ess história de procriar me faz ficar ausente dos blogs que mais gosto :(
    Comassim vc voltou de vez pra terrinha?

    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e marido desistimos de ficar em Londres, porque tava difícil pra ele arrumar emprego. E olha que ele fez um MBA em uma das melhores universidades daí. Imagina pra mim, que ainda estava na fase "aprendendo a falar inglês". Por outro lado, vim pro Brasil só pra tirar o visto, e já arrumei emprego. Foi por isso que resolvemos tentar a vida por aqui. E está dando bem certo :)

      Excluir
  3. Seus dois últimos parágrafos, me lembrar do episódio de Grey's Anatomy da despedida da atriz Sandra Oh (tá gravado, não vi mas já li resenhas #soudessas). A amizade das personagens Meredith e Christina é meio assim como esta sintonia que vc descreveu, dazamiga.
    Novos círculos em novos ciclos da vida demoram mesmo a se formarem. Enquanto isto, respire e admire as flores por aí!
    Bjks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alerta de spoiller. Eu não vi o final de Grey's Anatomy! Aaaaah! Kkkk. Mas imaginei que aconteceria isso mesmo. Você já passou por coisa parecida? Como foi?

      Excluir
  4. Sabe que eu tenho medo de quando chegar a minha hora? Não tem jeito, a gente cria laços.
    Saudades de vc tb! Se eu for a SP quero encontrar contigo ok? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é não sofrer por antecipação. Cada um tem uma história diferentes.
      Quero muito te ver quando você vier pra cá. Rá muito combinado!

      Excluir
  5. Essa volta é difinitiva? (sim, eu sei: nada é definitivo)
    Pensei que era uma temporada esperando - sei lá! - o visto inglês.

    Boiei.

    :)

    ResponderExcluir