terça-feira, 4 de março de 2014

Palácio de Cristal do Porto


A pessoa tem que explicar que vai falar do Palácio de Cristal do PORTO, porque existem, ou existiram,  vários outros pelo mundo, todos mais ou menos da mesma época (1800 e bolinha), todos seguindo a mesma modinha das feiras e exposições mundiais.
O do Porto, assim como o de Londres, no qual foi baseado, já não existe mais. Foi substituído por um pavilhão modernoso. Sob protestos, devo acrescentar.

Sorte a nossa, que por conta dessas manifestações (não são só 0,20 centavos), os jardins do Palácio ainda existem. E eu considero umas das oitavas maravilhas do mundo. Está na minha lista particular. Que é muito mais legal que a oficial.

Funciona assim: o jardim de entrada é lindão, tem estátuas, árvores, flores da estação... a coleção toda. Mas divertido mesmo é descer as escadas pros miradouros e ir ladeando as laterais do parque, porque aí sim estão os tesouros escondidos: capelinhas, estatuázinhas, escadarias que de tão antigas já estão verde musgo (tô falando de musgo mesmo), e tudo isso com vista pro Douro. Sério, é mágico! Depois também tem o laguinho ao lado do novo pavilhão, e os inúmeros pavões que ficam passeando livremente exibidos, como se não houvesse amanhã.




3 comentários:

  1. Acho q qdo estivemos no Porto chovia e não conheci este Palácio de Cristal. Linnnndo.
    Respondendo: quesito Layout, deeezzz, no-ta deeeezzz!

    ResponderExcluir
  2. Adoro os jardins do Palácio de Cristal. Gosto muito do Porto, para visitar, tem coisas lindas, mas esses jardins são os meus preferidos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, acho possível passar um dia inteiro andando por ali sem se cansar.

      Excluir