sábado, 4 de maio de 2013

Berlin is dodgy


Alemanha, pra mim, sempre foi: Fritz & Frida, strudel, povo-alto-loiro-bochecha-rosada, casas-com-telhado-pontiagudo-estrutura-de-madeira-aparente. Resumindo: Blumenau!
Daí fui passar final de semana em Berlim, e cadê? Cadê o padrão sul-do-Brasil-Oktoberfest?
Não tinha, né? E os motivos podem ser dois.
1. A Alemanha da minha cabeça só morava na minha cabeça, junto com as vozes.
2. A Alemanha da minha cabeça realmente existe, mas não em Berlim. Porque Berlim foi a cidade do muro, e isso muda tudo.

Então, a primeira impressão que tive de Berlim não foi "estou na Alemanha", foi "estou nos anos 90". Mais precisamente no início dos anos 90. Lê-se: prédios-estilo-fábrica, muros-cobertos-de-pixação, povo-de cabelo-militar-jaqueta-de-couro-cerveja-na-mão. É dodgy, minha gente! Eu achei que sofreria arrastão de gang. Mas não, aparentemente o perigo é mesmo só aparente.


Hora da aulinha de História: Uma vez que Berlim era a capital da Alemanha, mas ficava na parte socialista do país, os companheiros & companheiras acharam por bem dividir fisicamente a cidade. E como? Muito prático! Construindo um muro em volta da parte capitalista. O muro foi construído no meio de uma madrugada de 13 de agosto de 1961 (surpresa!), e era todo vigiado por guardas. A parte presa no muro era a capitalista, mas a que ficou alheia ao que acontecia no resto do mundo, e que não podia ir livremente de um lado pro outro, era a socialista. Daí era aquele padrão de sempre, geral tinha emprego, educação, casa. Geral era igualzinho em direitos e deveres. A propriedade e a indústria eram instituições públicas. Mas, como sempre, não funcionou, porque no comunismo/socialismo falta liberdade e sempre tem aquele grupo de poderosos que burla o sistema... uma injustiça. E usar o mesmo vestido que o resto do povo é boring. Então, depois de 28 anos, em 1989, o muro caiu! Eu me lembro, foi um acontecimento!
A população da parte socialista vazou. Tava todo mundo louquinho de vontade de pegar estrada, fazer mochilão, carpe diem. E foi assim que muitas fábricas quadradinhas iguaizinhas ficaram abandonadas. Algumas viraram hotéis (como o Michel Berger), muitas viraram clubs (todos curte uma balada), muitas ficaram completamente abandonadas, e até hoje existem bairros fantasmas largados pra alegria dos artistas/pichadores.




Nesses contexto era de se imaginar que Berlim deveria estar situada nos anos 60 (quando tudo começou), mas está nos anos 90. E eu ainda não achei explicação lógica pra isso. Se você conhecer, me diz.
No próximo post eu te conto o que fiz de turismo, tá?

Michel Berger

10 comentários:

  1. Berlin é uma cidade sofrida que precisa parte de seu passado passe logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda é recente, né? Quem viveu aquela época, ainda está ali. Vai levar alguma geração pra mudar tudo, acho eu.

      Excluir
  2. Pelas fotos tem mesmo um ar ameaçador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia que chegamos, chovia e ninguém nos acompanhou do avião até o aeroporto. Ficou só um alemão gritando pra gente fazer fila (na chuva), na porta do aeroporto. Depois pegamos um taxista mega mal humorado, que dirigia como se não houvesse amanhã. E daí fomos prum barzinho bem louco, em que um cara atropelou outro de bicicleta na porta. Juro, achei que ia morrer! Heheheh.

      Excluir
  3. Minina, nunca mais te vim visitar e eis que o blog tem nova cara, foi passear a Berlim e está noiva. Ufa que é tanta novidade :)
    Nós por cá andamos com muitas tarefas e quase sem tempo para escrever no blog :( mas vai passando. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, tudo de repente, né? Eu tive lendo seu blog (não sei se comentei, porque quando leio do cel, não consigo), e vi que vc passou por uns perrengues com os bosses. Não se estressa, boss é assim mesmo. O importante é vc saber que deu o seu melhor.
      Bjinho!

      Excluir
  4. Qd eu tava no colégio, eu e meus colegas nos correspondiamos por carta com estudantes estrangeiros. Tive uma penpal da cidade alemã de Bochum q me pediu para enviar um cartão postal para um amigo dela de Berlin Oriental. Enviei, não sei sequer se saiu do Brasil.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter ficado bloqueado pelos censores... maldade, neam?

      Excluir
  5. Thais da medo mesmo so de ver as fotos,imagina estar ai pertinhos,mas porque sera que virou um lugar fantasma?
    Achei um desperdicio deixar tantos predios abandonados,mas tambem as pessoas devem ter muitas lembrancas ruins e por isso preferiram deixar tudo para traz.
    Gostei da sua aulinha e 'e mais explicativa do que quando eu estudava,os livros e os professores fazem tanto rodeio que nao da mas nem vontade de saber o que aconteceu kkk,por isso depois de velha procuro estudar tudo novamente e agora passei entender melhor as coisas.
    Bjao :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julhia. Ate onde entendi, alem das lembrancas, as pessoas ficaram sem emprego, porque todo mundo era empregado do governo, sabe com'e?

      Excluir