segunda-feira, 20 de maio de 2013

Achadinho em Berlim


É uma ruelinha. O achadinho é uma ruelinha estreita e antiga, isolada no meio do centro comercial de Berlim, a Rosenthaler Strabe. E o que ela tem de bão?

1. Muita intervenção artística urbana. Mas assim muuuita. Na base da overdose de tanta intervenção. É intervenção em cima de intervenção em cima de intervenção.



2. O Museu do Otto Weidt, que é o motivo real pelo qual a rua nunca foi demolida pra virar shopping. Seu Otto, fosse católico, já tinha sido canonizado. Explico o porquê. Ele tinha, nessa rua aí, uma fabriqueta de vassouras que só contratava trabalhadores cegos, surdos ou mudos. Durante a II Guerra do Mal, a maioria dos trabalhadores era de judeus, que seu Otto protegia com unhas e dentes. Protegia como dava e como não dava: falsificava documentos, subornava o povo da Gestapo, chegou a buscar uma moça (Alice Licht) num campo de concentração, e escondeu uma família inteira num dos cômodos da fábrica. Seu Otto é gente que faz! Claro que ele tinha que ganhar museu, né? Também ganhou medalha. E como se não bastasse tudo o que realizou, ainda abriu um orfanato pra crianças saídas dos campos de concentração depois da Guerra. Pena que passados apenas dois aninhos, Seu Otto morreu. Gente assim devia ser eterna.


3. Também tem Museu da Anne Frank, que não é a casa da Anne Frank. Que essa fica na Holanda. O Museu da Anne Frank de Berlim mostra fotos e conta episódios da vida da menina em ordem cronológica, ao mesmo tempo que desenrola os desenvolvimentos da dominação nazista. O sea, a gente acompanha como as duas histórias se relacionam. Mas é triste, meu povo.


4. Monsterkabinett: é exposição de monstro mecânico. Bizarrice da grossa! Na rua tem um bicho gigante maluco que se mexe com depósito de moedinhas. Mas a coleçãozona mesmo está no subsolo da rua. É monstro no subsolo, gente. Bizarro!

3 comentários:

  1. Olha, gostei bastante deste lugar q vc mostrou, e principalmente do "Seu" Otto Weidt q já mora no meu coração. Agora, ver exposição subterrânea de monstros mecânico, tô fora! Me-do!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vou te falar, essa exposição de monstros, é muito a cara de Berlim. Dodgy!

      Excluir