sábado, 19 de janeiro de 2013

Feliz Natal!


Expatriado brasileiro feliz é aquele com passagem na mão em dezembro, né não? Passar o Natal suando do lado da árvore enfeitada com neve artificial é a essência do nosso espírito natalino (fazendo coração com a mão).

Mas se você for expatriado brasileiro em Angola, até chegar na fase do "ho-ho-ho" é uma verdadeira odisséia. Explico: só existe uma companhia aérea que faz a linha Angola-Brasil com ponto final em São Paulo ou Rio de Janeiro, a TAAG (tá aqui, agora guenta). De modo que ela lota no final do ano, néam? Que Angola é quase Miami de tanto brasileiro.

Empresa esperta começa a comprar as passagens dos seus expats a partir de junho/julho, porque senão periga ter que iniciar as férias coletivas no meio de setembro. Mas não basta comprar as passagens (mesmo que à vista), tem que reconfirmar e reconfirmar e reconfirmar a reserva até a data prevista. E ainda assim fica um medinho pairando no ar. Isso porque é "prático, normal" um ministro, general ou outro ser ryco qualquer comprar em cima da hora, e por debaixo dos panos, a SUA passagem. Aquela pela qual você anseia com tanto amor. É por isso que, mesmo quem viaja as 18h, acampa no aeroporto as 6h. Para garantir, através do check in, que ninguém desvia sua vaguinha da classe econômica.

E quem perde a vez, como faz? Existem rotas alternativas, só que com escalas e consequentemente várias horas de viagem a mais. Dá pra chegar no Brasil parando em Lisboa, via TAP; parando na África do Sul, via South Africa Arways; parando em Dubai, via Emirates. (E essa é a história de como eu optimizei meu tempo, e conheci alguns dos países citados) :).

Por fim, escrevi tudo tudo isso só pra dizer: Feliz Natal (atrasadim) procêis!


3 comentários: