domingo, 17 de maio de 2009

Já que falávamos de comida...

Sabe a seção de importados do seu supermercado preferido? Aquela caríssima, cheia de produtinhos interessantes, tipo “Green goose’s liver juice” (que você só descobre que não é limonada concentrada depois que já trouxe pra casa)?

Pois imagine que os mercados de Luanda são enormes seções desses importados. Acontece que Angola não tem fábrica, só estaleiros e empreiteiras. De modo que, tirando os produtos da Nestlé que são balaio e tem em todo lugar, as outras mercadorias são coisas bem loucas vindas de países que a gente nem lembra que existe, tipo Letônia, Estônia e Lituânia. É tudo super caro. Em uma comprinha de 10 itens, gasta-se 50 dólares brincando.

Mas é tão divertido, tão kinder ovo, abrir as embalagens pra descobrir as surpresas que vêm dentro. É o caso do Pomodori Pelatti: uma latinha “prática, normal” de molho tipo pomarola com tomatinhos desenhados no rótulo. Quando a gente abre a lata se depara com um tomatão gigante, sem pele, nadando na água. Pensamento instantâneo: Quéco faço com isso, Meus Deus? Tem também o “Puré de papas en polvo”. Não precisa descascar, cozinhar, espremer. É só acrescentar leite fervido ao pózinho de batata e ele se transforma, feito mágica, num purê perfeito (uau!). In-crí-vel!

É unanimidade entre os brasileiros espalhados pelo mundo (segundo pude constatar no http://tutacucapetaaa.blogspot.com/) que “o enlatado é o melhor amigo do expatriado”. Estamos todos longe de casa, com sono, com fome, desamparados, sem mamãe pra cozinhar e com um abridor de latas na mão: está feita uma refeição. E a variedade de enlatados por aqui é uma verdadeira loucura. Tem caldeirada de polvo enlatada, sardinha com maionese de batatas enlatada, salada de frutas tropicais enlatada, macarronada com almôndegas enlatada, cuca de nata enlatada, cachorro quente de vina enlatado, etecetera, etecetera, etecetera. Tudo enlatado.

Enquete: o que você gostaria que viesse na latinha?

6 comentários:

  1. Oieeeee

    1st of all (aproveitando, to ouvindo David Cook cantando "Always be my baby, sente o climão...), quando você voltar pra BNU eu vou te dar um beijo na boca! pela leitura, fidelidade, link etc. Ah, clarooo: com direitinho a cineminha, jantinha, cafuné... a luz apagada fica por tua conta... minha amiga, até faustão no domingo eu assisto (ops, apelei)

    Segundinho, olha, a minha cumidinha era muito caseirinha, visse? Vixe, to falando como o baiano aqui... mas deves ter se baseado no prato dele... o meu de "enlatado/ensacado" tinha só os legumes :D

    beijooo

    ResponderExcluir
  2. omg eu não sobreviveria hahaha
    e tais usando 'uma verdadeira loucura' HAHAHAH

    saudades!

    ResponderExcluir
  3. Achoq a grande questã é: as coisas enlatadas têm o mesmo gosto das de verdade? Pq respondendo à sua enquete a primeira coisa q me veio à cabeça foi "brigadeiro". Mas daí pensei "peraí, isso ja existe. Mas pq nunca compro? Ahhh, pq é horrível!", então na minha opinião o que eu gostaria que existisse enlatado é um brigadeiro que tivesse gosto de brigadeiro. Tem por aí?

    Saudades goria

    ResponderExcluir
  4. hehe!

    Obrigado!

    Seu blog tbm é phodda com ph de fósforo e dois d de toddy!

    xD

    ResponderExcluir
  5. SAUDADES SUAS TAMBÉM QUERIDA...
    MAS ATUALIZA ESSE BLOG VIU MOÇINHA!!!
    BJUS...FICA BEM!!!

    ResponderExcluir