Era só eu que não sabia da existência de um Museu da Caixa Econômica Federal no meio da Praça da Sé? Era, né? Não que as pessoas se interessem por um Museu da Caixa Econômica Federal. Quer dizer, qual é a graça em ver museu de banco? Principalmente deste banco em questão, sempre com filas eternamente infinitas e infinitamente eternas.
Bom eu, eu me interesso por Museu de Banco. Porque um banco fala muita da história de um país. E a Caixa Econômica em especial foi criada pelo Dom Pedro II, imagina. Uma idosa! Já viu e acompanhou muita mudança de moeda, governo, tendência econômica...
O Museu da Caixa fica lá no sexto andar do prédio art decó da Caixa Cultural. E é bem parecido com o Bank of England Museum. Só que do Brasil, né? Tem trajetória de layout das cédulas de dindin, história do sistema de poupança e loterias no país, remontagem de salas das primeiras instituições financeiras (lembra um cenário assim meio velho oeste), etecetera.
As pessoas costumam ir na Caixa Cultural por outros motivos: assistir um show, um espetáculo, visitar alguma exposição temporária… Inclusive, no dia em que fui, estavam rolando três exposições, mas nada que eu tenha considerado marcante. Eu gostei mesmo de ver a foto da primeira clienta da Caixa Econômica, e de saber que o primeiro presidente do banco, iniciou suas atividades lá como um simples atendente de caixa. Mas essa sou eu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário