segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cara de múcua


O imbondeiro é uma árvore majestosa de tão larga. Também é alta, mas é a largura que impressiona. Pode atingir até 7 metros de diâmetro. É muito metro! Estou crendo que é mais largo que uma casa da COHAB. E analisando o conjunto “largura + comprimento” da raiz, chega-se a conclusão de que foi plantada de cabeça pra baixo.


 A fruta do imbondeiro é a múcua. Realiza uma fruta estranha. É seca. Você conhece alguma fruta seca? Alguma fruta que não mela a mão? A múcua não mela a mão. Ela esfarela na mão. Feito paçoquinha AMOR. Eu já provei. É azedinha (diferente da paçoquinha)! E, segundo dizem, super nutritiva.

Existe suco de múcua, mousse de múcua, refrigerante de múcua. Mas esses tem gosto de nada. Nem azedinhos são. É por isso que a gente chama de “cara de múcua”, aquela pessoa que está com “cara de... nada”. Ou como foi bem explicadinho neste fantástico post: “... a expressão "cara de múcua" queria dizer "estar chateado", "estar triste", quando muito "cara de parvo". Tás com cara de múcua. Era uma expressão ... inexpressiva.”

Você já deve ter visto um imbondeiro. No Brasil, a gente chama de baobá. Você também já deve ter visto alguém com "cara de múcua". No Brasil a gente chama de...